segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Variations sur Nuages

Em 2009 é celebrado o Ano França no Brasil, eu aproveitei essa comemoração como ponto de partida para algumas composições, apesar de concordar com o critico João Marcos Coelho que festejar compositores apenas quando há pretextos é ceder ao domínio do marketing. Enfim... Eu já tinha escrito Hommage au Faune, que é baseada em uma recomposição de Reflets dans l´eau de Debussy, explorei bastante a escrita debussyniana, uma peça até certo ponto de execussão virtuosistica.
Agora vou estrear na semana que vem outra música com temática francesa, Variations sur Nuages, aqui também me basiei em Debussy, através de um tema extraido de Nuages, primeiro movimento da obra orquestral Nocturnes.



Nocturnes foi composta em 1899, baseada na obra do pintor impressionista James McNeill Whistler, é possível ver esses quadros aqui. O compositor escreveu nas notas de introdução que o sentindo de Noturno tem que ser interpretado de uma forma generalizada, com um sentido decorativo. Nuages, que significa nuvens em francês, passa a idéia do céu e da neve, o movimento solene das nuvens as mudanças lentas de coloração.
Nas variações eu busco um colorido orquestral diferente mas usando material do próprio original da obra prima de Debussy, eu diria que essa obra é uma visão do século XXI da mesma fonte impressionista, resultando em uma composição 110 anos após a escrita de Nocturnes.

Variations sur Nuages será estreada quinta-feira, as 20h30 na Sala de Concertos da Tulha, departamento de Música de Ribeirão Preto, durante a II Semana de Composição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário