sábado, 14 de novembro de 2009

Beethoven - Sonata nº32 op.111

Em alguns momentos fico pensando sobre a relação entre a composição e a maturidade, a diferença entre a produção de um jovem e de um experiente compositor.

Uma obra que cada vez mais me intriga é a ultima Sonata para piano de Ludwig van Beethoven, nº32 op.111, cujo segundo movimento talvez seja uma das obras mais bem escritas da história. É impressionante como é possível escrever um tema com variações, lento que dura cerca de 20 minutos e que cativa cada vez mais a cada segundo que passa, talvez esse seja um dos maiores desafios para um compositor. É impressionante o modo como as ultimas variações levam para o final, aqueles trinados interruptos, a melodia cativante tudo isso cria um ambiente que leva ao encerramento da música com leves mais profundos acordes, confesso que a primeira vez que ouvi com atenção essa sonata fiquei cerca de 30 segundos, depois do final, paralisado, hipnotizado, pensando em nada.

É justamente nesse momento que eu paro para pensar qual é a preocupação de um compositor maduro. É muito claro a diferença de escrita das primeiras obras desse compositor até as da ultima fase, por exemplo, a sua primeira Sonata para piano Op.2 nº1, quando o compositor tinha apenas 26 anos termina de uma maneira nervosa, quase agressiva, fortíssimos e com muitas escalas. A Sonata Op.111 nº32 foi composta em 1822, quando Beethoven tinha 52 anos, apenas 5 anos antes da sua morte.
Imagino que seja previsível que um jovem goste de compor e principalmente de ouvir musicas violentas e barulhentas mas chega numa idade que o processo do segundo movimento da 32 é necessário.
Sem duvida nenhuma, compor uma música como o segundo movimento da Op.111 nº32 é muito difícil e necessita maturidade. Quando eu escrever algo tão belo quanto essa obra vou me sentir muito realizado. Mas ainda tenho que escrever muitas obras violentas...

Um comentário:

  1. Oi João,
    Sou aluna de Jornalismo da USP e repórter da Agência Universitária de Notícias. Fiquei muito interessada na Semana de Composição que você está organizando, apesar da impossibilidade de ir até Ribeirão Preto para cobrir o evento.
    Procurei seu nome na internet e a única forma que encontrei para entrar em contato com você foi através do seu blog.
    Podemos entrar em contato por e-mail para fazer uma breve entrevista? Meu e-mail é lutangerine@gmail.com.
    Obrigada,
    Luiza Leal.

    ResponderExcluir