sábado, 28 de novembro de 2009

ooooh Maestro!!!



>

Quando estudei orquestração para banda sinfônica com o professor Pablo Dell´Oca, este me perguntou se alguma vez eu já tinha regido uma peça minha, como isso nunca tinha acontecido comigo, ele comentou o quanto esse processo é importante e produtivo para o compositor. Desde então comecei a me preocupar em reger algumas músicas

Na última quinta-feira foi uma ocasião que coloquei o concelho do maestro Pablo em prática, regi junto à Orquestra Universitária a musica, já comentada nesse blog, Variations sur Nuages (ainda vou postar o link desta música para quem não ouviu a estréia).

Sem duvida reger uma música é muito importante para o compositor, mesmo quem não tem nenhuma pretensão em seguir carreira como maestro. Ao contrário do que várias pessoas pensam, o processo de criação de uma obra não termina quando é escrito a ultima nota, as vezes é necessário inúmeras revisões, que podem durar anos, mesmos os grandes compositores encontraram problemas que tiveram que ter correções e revisaram posteriormente, Bruckner que o diga.

O contato da criação no papel com a realidade é muito distante e varias vezes é improvável prever problemas de execução e de poética. Quando o compositor rege a sua própria peça é uma grande oportunidade para ter um contato mais próximo com sua própria música, já que a música tem uma vida autónoma com seu próprio processo de amadurecimento.

Creio que não tenho pretensões para uma careira de maestro, mas sem duvida vou aproveitar várias vezes essa chance de aprender, conquistar experiencia e amadurecer.

Um comentário:

  1. Ótima iniciativa do Blog, rapaz! Parabéns pelo trabalho e pela Semana de Composição que você realiza. Adorei a música que você colocou aqui, Tristes Trópicos, magnífica interpretação do pianista. Sou um entusiasta da música, me animo muito com blogs assim como o seu.
    Abraços e felicidades

    Dorival.

    ResponderExcluir